Como a Gestão de Tempo pode equilibrar carreira e vida e vida pessoal?
Em uma era Vuca onde existe um excesso de informações e uma constante cobrança para produzir mais e mais rápido, encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional se tornou um desafio. Algo que dificulta não apenas os resultados na carreira, mas também manter a saúde mental em dia.
Você sabia que cada vez que somos interrompidos em uma tarefa leva cerca de 25 minutos para voltar a conseguir se concentrar nela? Isso, em uma realidade onde as distrações são constantes, se torna um grave problema. Principalmente em um cenário onde muitos profissionais acabam levando trabalho para casa, fazendo horas extras e ainda assim continuam com dificuldades de finalizar as demandas.
Algo que potencializa problemas como ansiedade, estresse, sobrecarga e irritabilidade. Além de diminuir o tempo de lazer, interação com família e amigos e autocuidado. Itens fundamentais para a saúde e até mesmo para os resultados profissionais. Sugestões
A melhor forma de contornar esses problemas é aprender a gerenciar melhor o seu tempo! Isso significa entender sua rotina, monitorar quanto tempo leva em cada atividade e como encaixar tudo aquilo que precisa e deseja fazer de uma maneira mais equilibrada no dia a dia. Para isso os principais passos são: Lista de prioridades: será que todas as suas tarefas precisam ser feitas em um mesmo dia? O primeiro passo para gerenciar melhor seu tempo é listar tudo aquilo que deve ser feito por ordem de prioridade, e ir encaixando na agenda conforme a importância.
Use uma agenda ou planner: de preferência estabelecendo estimativas sobre o tempo que deve levar para cada compromisso. Isso ajuda a entender melhor seu dia e a estabelecer limites.
Defina metas: é importante que elas sejam alcançáveis e alinhadas às suas prioridades. Isso vale tanto para os compromissos profissionais quanto pessoais! Por exemplo, pode adicionar metas para se alimentar melhor, dormir um tempo adequado ou fazer exercícios.
Utilize técnicas de planejamento e concentração: técnica Pomodoro para aumentar o foco no que está fazendo no momento, ou a Matriz de Eisenhower que ajuda a saber quais atividades priorizar são alguns exemplos.
Tenha espaço para flexibilidade: imprevistos sempre acontecem, e estar preparado para eles é uma das bases da gestão de tempo. Para isso é preciso ter pausas programadas na agenda que podem ser utilizadas para atividades inesperadas e urgentes.
Foca na carreira:
Sabia que a gestão de tempo é uma das habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho atual? Em um cenário onde o tempo é precioso, saber como utilizá-lo da melhor forma pode colocar um candidato em destaque! Você pode aprender mais sobre os motivos para isso e quais outras habilidades estão em alta.
Seja protagonista da sua vida pessoal e da sua carreira.
